Menu principal:
Programação Visitas Técnicas 23/08 -
(Sujeitas a algumas eventuais mudanças)
1.Visita técnica: APREMAVI
Sobre a empresa: A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), fundada em 09 de julho de 1987, tem sua sede em Atalanta, Santa Catarina. Com um amplo espaço, ao visitá-
Objetivo da visita: A visita técnica à Apremavi tem como objetivo proporcionar aos participantes um aprendizado sobre o processo de restauração ecológica, produção de mudas nativas e biodiversidade. Além da experiencia de conhecer o Viveiro jardim das Florestas e a Trilha de Restauração.
Vagas: Serão ofertadas 40 vagas.
Valor: Gratuita.
Alimentação: Almoço R$: 40,00 (no local)
2.Visita técnica: Mirante do morro da igreja -
Histórico:
Objetivo da visita: A visita técnica visa proporcionar aos participantes um aprendizado sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e a importância da conservação das Matas de Araucárias. Os participantes observarão diretamente os ecossistemas protegidos, entendendo os esforços de preservação e as iniciativas de educação ambiental do Parque Nacional de São Joaquim, promovendo a valorização e a conscientização sobre a preservação desses ambientes únicos.
Vagas: 32 vagas.
Valor: Gratuita.
Alimentação: Em restaurante disponível.
Recomendações: Não existem sanitários na área, nem locais para compra de alimentos ou bebidas; Leve sempre um agasalho pois nesta altitude venta muito e as alterações de clima são abruptas.
3.Visita técnica: Sudati MDF
Sobre a empresa: A Sudati MDF é uma empresa brasileira especializada em MDF revestido com uma ampla variedade de desenhos, cores e texturas. Entrou em operação em dezembro de 2008, produzindo o primeiro painel MDF de Santa Catarina. A unidade industrial e demais áreas estão localizadas em Otacílio Costa, SC. Seus painéis são feitos com madeira de fontes renováveis e são destinados à fabricação de móveis, ambientes internos e à decoração.
Objetivo da visita: A visita técnica à Sudati MDF tem como objetivo proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado dos processos produtivos e das tecnologias empregadas na fabricação de MDF (Medium Density Fiberboard). Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de observar de perto todas as etapas de produção, além de conhecer as práticas de sustentabilidade e inovação que a empresa adota.
Vagas: Serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 no período matutino e 20 no período vespertino.
Valor: Gratuita.
Alimentação: Recomenda-
Observação: por questões de segurança é obrigatório o uso de calça e calçado fechado baixo. Não será permitida a entrada com botas de salto ou calçados abertos.
4.Visita Técnica: Gateados Florestal
Sobre a empresa: A Fazenda dos Gateados, teve sua origem a partir de aquisições de terras adjacentes. Os recursos para essas aquisições foram obtidos através das tropeadas de gado, muares e cavalos, que eram conduzidas do estado do Rio Grande do Sul para o estado de São Paulo. Essas tropeadas eram realizadas pelo Sr. Firmino da Silva Rosa, que possuía uma tropilha de cavalos de cor amarelo-
Objetivo da visita: A visita técnica à Gateados Florestal visa proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado dos processos da empresa, abrangendo as áreas de colheita, silvicultura e pesquisa.
Vagas ofertadas: 25.
Valor: Gratuita.
Alimentação: A empresa fornece almoço sem custo.
5.Visita Técnica: Viveiro de Pinus da Berneck – Ponte Alta do Norte e Fazenda Experimental da UFSC
Sobre a empresa:
A BERNECK®️ é uma empresa brasileira com quase 70 anos de história. Especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de Pinus e Teca serrados.
UFSC -
Objetivo da visita: A visita técnica ao viveiro de produção de Pinus da Berneck visa conhecer na prática o processos de produção de mudas dessa espécie. A visita na AEF da UFSC visa conhecer os experimentos e espécies cultivadas na referida área.
Vagas: Serão ofertadas 40 vagas.
Valor: Gratuita.
Alimentação: Recomenda-
6.Visita Técnica: Klabin – Região de Otacílo Costa (Silvicultura)
Sobre a empresa: A Klabin é considerada a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil. A Unidade de Otacílio Costa é considerada a maior fábrica de papel kraftliner da América do Sul e a terceira maior Unidade Industrial da Klabin. Com uma capacidade de produção de 354 mil toneladas/ano. A fábrica se dedica à fabricação de papéis usados em embalagens de papelão ondulado. Além disso, comercializa toras de Pinus e Eucalipto. A área florestal abrange aproximadamente 136 mil hectares, sendo 60 mil hectares de florestas plantadas de Pinus e Eucalipto e 68 mil hectares de mata nativa preservada.
Objetivo da visita: A visita técnica à Klabin visa proporcionar aos participantes um entendimento da silvicultura da empresa com visitas a campo.
Vagas: Serão ofertadas 40 vagas.
Valor: Gratuita.
Alimentação: Verificando a área disponível das atividades (possivelmente em algum restaurante – a ser custeado por cada participante).
*IMPORTANTE: As inscrições para as visitas técnicas serão realizadas por ordem de chegada no momento do credenciamento, que ocorrerá no dia 20 de agosto, das 14h às 18h. Chegue cedo para garantir sua vaga.